09 abril 2021

Peça de Teatro "Desastre Nu" de António Aragão de volta à cena no Porto


"A humanidade cheira mal.

É no universo do Teatro do Absurdo que procuramos expressar o sentido do sem sentido da condição humana que neste espectáculo surge como ideia inicial. A expressão artística dá espaço à filosofia implícita no texto sem lhe colocar necessariamente um significado objectivo. Através da poesia do discurso, o actor faz emergir imagens concretas abandonando assim os instrumentos racionais e objectificando o trabalho de actor em palco.

Nos quadros desta peça – que não estão claramente ligados entre si - trabalhamos o espaço vazio, permitindo ao actor a execução do trabalho pela via do desligamento da realidade. É através do jogo de movimento e das palavras que criamos acções repetidas e sem sentido, dentro do sentido não natural do próprio discurso. Elementos cómicos relacionados com discursos trágicos formam a execução teatral. Diálogos com cliché e alguma paródia permitem uma viagem absolutamente responsável neste universo do absurdo e neste texto repleto de questões, promovendo assim reflexão sobre os temas que a todos nos apoquentam. É na loucura dos tempos de ontem e de hoje que nos inspiramos, conscientes de sermos questionadores afirmativos das problemáticas globais.

Deparamo-nos em reflexão com a realidade suja da nossa existência. A humanidade está cheia de si mesma. As questões que a fazem caminhar para diante, fazem-na recuar no tempo dos tempos até mesmo ao antes da existência da consciência do ser e do estar. É urgente destruir (reconstruir?) o poder. O poder político, o poder religioso, o poder económico, o poder social, a discriminação e o abuso ligam-se num só texto e em palco num jogo de poder, com enredos cíclicos e absurdamente expansivos."

Autor António Aragão Encenação e Dramaturgia Daniela Pêgo Assistente de Encenação/Desenho de Luz André Rabaça Interpretação Flávio Hamilton, Diana Barnabé, Filipe Gaspar, Gustavo Caldeira Figurinos e Adereços Cláudia Ribeiro Assistente de Figurinos e Aderecista Inês Liberal Mestra Costureira Marlene Rodrigues Execução de Adereços Cláudia Ribeiro, José Lopes Música Carlos Adolfo Direcção de Produção Sofia Leal Assistente de Produção José Pedro Pereira Fotografia Nuno Ribeiro Design Tiago Dias Direcção Artística do Teatro Art´Imagem José Leitão

M/12 
 90M (aproximadamente)

Quinta da Caverneira

Av. Pastor Joaquim Eduardo Machado

Águas Santas

4425-253 Maia - Porto

Portugal

GPS:  - 08º 34' 35'' O  |  - 41º 12' 06'' N

TEL: (+351) 22 208 40 14  |  FAX: (+351) 22 208 40 21

teatroartimagem@hotmail.com

https://www.noticiasmaia.com/maia-teatro-artimagem-traz-desastre-nu-de-volta-a-cena/

Sem comentários:

Enviar um comentário