27 setembro 2016

Projecto Cultural "In Memoriam António Aragão"

In Memoriam António Aragão

 
1. O que é?
Projecto Cultural sem fins lucrativos, que visa apoiar a Cultura na Madeira principalmente nas áreas em que António Aragão trabalhou, de modo a perpetuar a Memória e a Obra de António Aragão.

2. Como funciona?
Desenvolvendo actividades e apoiando Madeirenses talentosos a serem conhecidos nacional e internacionalmente, destacando-se as áreas da Poesia Experimental, Artes Plásticas Contemporâneas, Artes Plásticas Etnográficas, Conservação do Património Cultural Material e Imaterial da Madeira e História da Madeira.

3. Qual o processo de apoio?
Numa primeira fase serão promovidos concursos nas diferentes áreas em que António Aragão trabalhou, a que se poderão candidatar todos os residentes na Madeira com trabalhos inéditos; os prémios e menções honrosas serão atribuídos por um júri constituído por profissionais da área com reconhecido mérito, e consistirão num valor em dinheiro e na publicação, com  divulgação nacional e internacional, das obras premiadas. Numa segunda fase, e com o desenvolvimento das actividades da Associação, constituir-se-á também uma bolsa de estudo dirigida a Madeirenses, mediante concurso de selecção por júri constituído por profissionais da área com reconhecido mérito.

4. Como será financiado o Projecto Cultural "In Memoriam António Aragão"?
As actividades serão financiadas com dinheiro proveniente da venda do Espólio Artístico de António Aragão à Câmara Municipal do Funchal.

5. Quem liderará o Projecto?
A Família de António Aragão estará incumbida da organização do Projecto, mas o mesmo será concretizado na prática por profissionais de reconhecido mérito nas áreas de actuação da Associação, nomeadamente Professores Universitários, Artistas e Historiadores, da Madeira e do continente português.

6. Quando se iniciará a actividade da "In Memoriam António Aragão"?
Contando que a Autarquia do Funchal pagará o Espólio Artístico de António Aragão até final de Novembro do corrente ano, existirão todas as condições para o início das actividades da Associação já nos primeiros meses de 2017.

7. Existem já actividades planeadas?
A primeira grande actividade da "In Memoriam António Aragão" para 2017 será um concurso literário para obras inéditas de Poesia Experimental, da autoria de Madeirenses, assim estimulando-se e apoiando-se a criatividade, originalidade e talento dos Madeirenses, com vista à sua projecção para além da Madeira. Ao lado de um valor monetário, o prémio principal consistirá também na publicação e divulgação da obra premiada dentro e fora da Madeira.

8. Só existirão apoios a Madeirenses?
Sim, considerando-se Madeirense todo aquele que tenha oficialmente a sua residência no Arquipélago da Madeira, tenha ou não nascido no mesmo.


Sem comentários:

Enviar um comentário